quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Espião Interestelar



Poul Anderson (1984). Espião Interestelar. Lisboa: Livros do Brasil.

Fantastic Fiction | Ensign Flandry
SF Reviews | Ensign Flandry

Originalmente publicado em 1996 sob o título Ensign Flandry, este é o primeiro romance da série Technic History, passado num futuro distante em que o vasto império estelar terreno se encontra no seu ocaso, ameaçado por espécies externas e pela decadência das suas instituições. Flandry é um super-espião que se dedica a lutar contra o fim previsível do império, não olhando a meios e vivendo as mais espantosas aventuras enquanto se envolve com belas mulheres. Um verdadeiro James Bond da Ficção Científica.

Em Espião Interestelar Flandry é ainda um jovem aspirante colocado em Starkad, planeta longínquo, que nem sonha as aventuras que lhe estão reservadas. Starkad é o palco de uma guerra velada entre as duas potências interestelares, o império Terrestre e a civilização Merseiana sob pretexto de ajuda às espécies nativas do planeta, também em guerra sem fim à vista. O envolvimento de um planeta remoto na disputa cada vez mais acesa entre as civilizações é um mistério, até que Flandry, após aventuras no planeta com as espécies autóctones, segue para a capital do inimigo acompanhando um alto funcionário do império terrestre e o chefe dos espiões humanos em Starkad. Aí, após uma acção de espionagem envolvendo agentes duplos, Flandry descobre o tenebroso segredo do planeta, capaz de levar à destruição da frota estelar terrestre. Perseguido por Merseianos e Terrenos, Flandry refugia-se junto de uma cultura selvagem em Starkad e acaba por convencer os seus superiores a investigarem o segredo, o que culmina numa excitante batalha estelar.

Pura aventura em género space-opera é o que este livro nos promete e cumpre. É o lado mais lúdico da Ficção Científica de qualidade, alicerçado numa narrativa bem construída que envolve um argumento complexo. A construção de mundos e sociedades extra-terrestres é sólida, embora sem se desviar de um certo antropomorifismo que fez parte da época literária em que esta obra se insere. Espião Interestelar é um romance sólido de FC, da autoria de um dos grandes nomes do género.