terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Silent Running



Wikipedia | Silent Running
GoogleVideo |Silent Running

Depois do reconhecimento como grande mestre dos efeitos especiais conseguido com o clássico 2001, Douglas Trumbull tentou ir mais longe com a realização de Silent Running.

O filme passa uma mensagem fortemente ecológica. Num futuro próximo, a vida vegetal está extinta na terra. Apenas resistem, na órbita de Saturno, alguns espécimes preservados em cúpulas geodésicas atracadas a uma frota de naves espaciais. O objectivo parece ser o de reflorestar a Terra, mas a frota acaba por receber uma ordem para destruir todas as cúpulas com armas atómicas e regressar à órbita terrestre para voltar aos serviços comerciais. A generalidade dos tripulantes regozija-se com a ordem, mas o botânico de uma das naves revolta-se, assassina os restantes tripulantes e simula um acidente que lhe permite salvar uma das cúpulas, o último vestígio da natureza.

Com Douglas Trumbull à frente do filme, os efeitos especiais são assombrosos. Trumbull é um mestre dos efeitos pré-CGI e Silent Running é um catálogo da sua mestria. O filme vive dos detalhes intricados das naves, a plausibilidade dos espaços interiores e uns curiosos robots autónomos que são um prodígio da animatrónica. Quanto ao argumento, embora convicente, sofre de previsibilidade. A realização é sólida, levando-nos ao final do filme sem sobressaltos nem bocejos, mas sem ser particularmente inspiradora.

Valendo sobretudo pela mestria dos efeitos especiais e pela sua mensagem, ainda actual, Silent Running é uma referência nos filmes de FC dos anos 70. Pode ser visto no GoogleVideo.