sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

...



Plano do dia: 8:30 - 12:00, limpeza semanal dos pcs, actualizar site da escola com áreas dedicadas ao magalhães/eescolas e parcerias pedagógicas internacionais, orientar planos e inventários de rede e sistemas para estar preparado para a visita dos técnicos da PT que vêm preparar a instalação da nova rede para a próxima semana (
é o PTE em andamento, timing perfeito com as eleições). 12:00 - 12:45, apoio ao aluno de tutoria. 12:45 - 13:50, almoçar. 13:50 - 14:50, continuar as tarefas de coordenação que eventualmente tenham ficado por fazer de manhã. 14:50 - 16:20, aulas, orientar os alunos em gravação áudio e pesquisa video.

Realidade do dia: 8:20 - 12:00, tratar de alguns pcs da sala tic (ligar windows XPs à rede é uma arte que ainda não domino na perfeição). Desinfectar um pc da sala de professores que amanheceu com um profundo problema wtf (daqueles que nos enchem o ecrã com centenas de janelas de aviso). Finalmente tratar da limpeza aos pcs dos alunos... as aplicações portáveis são uma praga/ideia brilhante. É um jogo do gato e do rato e o gato... sou eu. Pela primeira vez repor o sistema operativo de um magalhães, com algumas pausas na respiração. Já que o tempo e a paciência se foram para o que queria fazer, aproveitar para repor as passwords de admin daqueles portáteis que deixei de lado para fazer isso... em setembro. Descobrir que os portáteis do CRIE têm um überadministrador acessível com alguns truques. E andei eu meses em busca de técnicas/truques e software para crackar as passwords do XP (as minhas competências de pirata são mesmo muito elementares... é outra das razões para me dedicar cada vez mais ao software livre). 12:00 - 12:45, já que estou com a mão na massa aproveitar a presença do tutorando para lhe ensinar uns truques... e instalar o ubuntu num dos portáteis. Funcionou maravilhosamente bem. A ferramenta de partição do instalador do ubuntu, que não deu sinal de vida quando o tentei instalar nos velhos desktops, funcionou na perfeição nestes portáteis. 12:45 - 13:50, decidir deixar-me de tretas e reformatar pelo menos um dos desktops. Sem partições. Adeus XP. A decisão foi facilitada pelo facto de a máquina em questão estar tão lenta que estava de facto inutilizada. Alguns minutos de ansiedade, a ver se a coisa não falhava... e arranque limpinho. Os alunos deram logo pela diferença. Mas o que me deixou agarrado foi a instalação de impressoras. Sabem aquele pincel que é instalar impressoras de rede em windows? Instalar localmente os drivers, atribuir os ips, criar portas tcp/ip e com sorte a coisa corre bem? O ubuntu reconheceu TODAS as impressoras ligadas à rede (algo que a pesquisa de impressoras de rede no XP e Vista nunca me conseguiu fazer) e instalou o driver compatível para a impressora que seleccionei. Grande equipa de desenvolvimento! Apesar de tudo ainda arranjei tempo para dar umas dentadas. 14:50 - 16:20, aula. Aproveitar para criar autenticação de rede para o novo servidor do pc antigo resgatado às reservas arrecadadas para melhorar o parque informático da sala de TIC. As minhas competências de redes em xp ainda não estão apuradas mas pelo menos a coisa ficou a funcionar. Quanto aos alunos, estão autónomos a gravar voz no audacity. 16:20, pausa para cigarro e tempo para atar umas pontas soltas. As pontas-soltas, na era digital, são perfeitas vampiras de tempo.

Anoitece. O fim de semana aguarda-me com a guerra e paz de Tolstoi a pesar na consciência e mesa de cabeceira.