
Um dia na vida de um coordenador TIC:
7 da manhã: Abrir os olhos. Ligar o computador. Acordar.
9 da manhã: Chegar à escola do primeiro ciclo. Plano de trabalhos: verificar antivírus, instalar OpenOffice 3 e software gráfico e didáctico open source. Conversa rápida com os professores indica mais trabalho pela frente. Mas mal passa do primeiro computador porque...
10 da manhã: regresso urgente à sede de agrupamento de cigarro numa mão e volante na outra. Rede em baixo, impossibilitando aquisição de senhas de refeição, gestão de refeitório e papelaria. Diagnóstico em ritmo acelarado: parte da rede da escola funciona perfeitamente (não é problema do servidor), rede sem fios também (não é o router e os switchs principais), computadores a andar. Só não há sinal de rede. Procurar causas físicas, cabos desligados ou outras avarias. Switch da zona com mau contacto na fonte de alimentação. Voltar a ligar e contemplar a beleza dos IPs dinâmicos a fazer o trabalho todo.
11 da manhã: actualizar o site da escola. Ooops... o moodle não se adapta ao Chrome. Enfim, o IE sempre há de servir para algo mais do que ocupar espaço no disco.
Meio dia: momento pedagógico, hora da tutoria. Trabalhar a integração social de um aluno problemático. Portou-se bem ao longo da semana, controlou as emoções e os impulsos violentos. Merece recompensa.
Uma da tarde: não seria má ideia ir almoçar. Planear mentalmente actualizações ao site da escola.
Duas da tarde: ligar à JP SáCouto para solicitar o envio da famosa pen de reposição do magalhães. Passar trinta minutos a ouvir a mensagem "a sua chamada será atendida dentro de cinco minutos". Quando finalmente fui atendido quase me esqueci do que tinha para dizer.
Três da tarde: quase me esquecia.... tenho de ir dar uma aula. Pegar nos portáteis e ir para a sala de aula. Actividade pensada: pesquisa de vídeos para o trabalho de edição vídeo. Problemas de acesso à web. Bizarramente, a conta de alunos dos portáteis liga a todas as redes sem fios menos à da escola. Muda-se para administrador... e fica tudo bem. Bolas, que o preguiçoso do coordenador tic ainda não deu conta disto.
Cinco da tarde: a escola começa a esvaziar-se. Tempo para um cigarro e um capuccino. Bolas, a máquina de café não deu troco. Pela enésima vez. Enquanto a escola se vai silenciando, tempo para actualizar profundamente o site da escola, contactar empresas de material informático e pesquisar software educativo. E já que estou nisso, pesquisar outros CMS, que o moodle dá muitas dores de cabeça.
Seis e meia. Cai a noite e as funcionárias começam a dar sinais subtis que talvez esteja na hora de sair... sob pena de ficar fechado na escola.
Sete e meia: chegar a casa, acordar o computador. Hora de navegação pessoal. Ler os feeds do GReader. Ver o mail. Dar um pulinho ao site da escola. Grande erro: passa-se alguma coisa com o moodle. E quando é que não se passa alguma coisa com o moodle? Erro na disciplina. Utilizadores fantasma. Permissões que se metamorfoseiam sem qualquer intervenção humana. Ou seja, dores de cabeça.
Dez da noite. Jantar parece ser boa ideia. Já que estou ligado porque não terminar aquele recurso para o moodle? A ministra não me paga para isto. Mas já que estou aqui...