domingo, 21 de setembro de 2008

Blame!



Tsutomu Nihei (2005). Blame!. Los Angeles: TokyoPop

TokyoPop | Blame!
Tsutomu Nihei

Eis Killy, misterioso herói que viaja através de uma imensa cidade labiríntica em busca de informação genética. Na sua demanda, tem de enfrentar os mistérios de uma cidade que não tem fim, combater robots e cyborgs assassinos e tentar compreender os diferentes grupos que vai encontrando ao longo do percurso.

Blame! é um manga de Tsutomu Nihei, ilustrador japonês que trabalhou nas páginas do comic Wolverine. Em Blame!, criou um ambiente claustrofóbico de mega-arquitectura futurista, um pesadelo hipertecnológico que nunca se revela na sua verdadeira natureza. O mundo de Blame! pode ser uma projecção tecno-apocalíptica do nosso mundo, ou um mundo alienígena povoado por criaturas humanóides e máquinas assassinas. A história revela pouco. A viagem do personagem principal leva-o a cruzar-se com a Autoridade, um poder oculto que parece dominar o mundo de Blame!. Mas isto é normal nos manga. É uma boa forma de justificar a continuação das aventuras em infindáveis volumes, dez, no caso deste manga.

Embora não seja particularmente apreciador do estilo manga, pelo seu elevado nível de uso de estereotipos e repetição de temas, estou a render-me a Blame!. O seu grafismo é violento e escuro, criando ambientes tecnológicos misteriosos e solitários. Este manga é particularmente eficaz na ilustração de espaços arquitectónicos, sendo este o grante tema deste manga cyberpunk.

Para quem não gosta, ou não conhece manga, o estilo de banda desenhada japonesa que conquistou o mundo, Blame! parece ser um bom ponto de partida para se descubrir um pouco mais sobre o estilo nipónico de banda desenhada.