segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tom Strong, Book Five



Mark Schultz, Pascal Ferry, Steve Aylett, Shawn McManus, Brian K. Vaughan, Peter Snejberg, Ed Brubaker, Duncan Fegredo (2005). Tom Strong, Book Five. La Jolla: America's Best Comics

Wikipedia | Tom Strong
DC/Wildstorm

Alan Moore é um nome incontornável da B.D. contemporânea, criador de alguns dos mais influentes trabalhos da actualidade. Para a America's Best Comics, uma marca da DC/Wildstorm, Moore criou uma curiosa galeria de heróis, que revivem o espírito e os formatos dos primeiros heróis de banda desenhada. Em histórias curtas mas complexas, misturando o simplismo dos primórdios dos comics com um certo humor contemporâneo, tongue in cheek.

Tom Strong é um desses personagens prototípicos, que vive aventuras surreais que repescam os elementos das aventuras clássicas do romance de aventuras e do comic. Tom Strong é uma espécie de super-homem científico, sem super-poderes mas com força e resistência superiores ao normal. Strong foi criado em 1899 como uma experiência pelos seus pais, numa ilha remota, dentro de uma câmara que simulava condições gravitacionais superiores ao normal. Após a morte acidental dos pais, Strong é criado pelo seu robot, Pneuman, um robot pneumático steampunk que funciona a lenha, e pela tribo dos Ozu. Nos anos 20, Strong regressa ao mundo civilizado, instalando-se em Millenium City, onde combate com a sua força e inteligência as mais perigosas ameaças à humanidade com a ajuda da sua mulher Ozu, Dhalua, da sua filha Tesla, do macado inteligente Rei Salomão e de Pneuman, o robot pneumático. Strong habita um super-laboratório, onde explora as mais avançadas descobertas científicas.

Tom Strong, Book Five não é escrito por Alan Moore, mas os argumentistas fazem justiça ao criador do personagem, com histórias de aventura que oscilam entre o surreal, como Jenny Pang and the Bible of Dreams, onde Strong combate uma criadora de sonhos, ou I, Pneuman (apanharam a referência a Asimov?), onde o robot se debate com um dilema moral enquanto o seu mestre combate os personagens da história da arte, animados por uma artista super-criminosa.

Parece familiar? Tom Strong recupera e mistura uma série de conceitos elementares dos comics: a infância conturbada, o falecimento dos pais, a super-ciência, as capacidades acima do normal, a coragem sem limites, a ética do herói, as origens e influências de civilizações exóticas, e, para compor o ramalhete, um macaco inteligente e falante, com propensão para a piada inteligente e um robot steampunk. Mais do que uma personagem original, Tom Strong é uma homenagem aos tempos da golden age dos comics, aos seus heróis estereotipados e unidimensionais, e às suas aventuras pouco complexas e repetitivas. Este personagem, e a restante galeria criada para a America's Best, funciona para o mundo dos comics como a série Star Wars funciona para o cinema: uma homenagem moderna à sua época de ouro.