sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Leituras

Globe and Mail | Nissan shows test models of electric car, hybrid A Nissan mostrou os seus novos protótipos de veículos electricos e híbridos, baseados em tecnologia própria. Possivelmente serão os disponibilizados ao abrigo do acordo entre o estado português, a Nissan e a Renault para dotar portugal de uma infraestrutura e mercado para veículos movidos a energias alternativas.

Business Week | How cloud computing is changing the world Os dados disponíveis em qualquer local, libertos de suporte físico local; aplicações online, remotas, mais baratas e capazes de executar o essencial das tarefas, com a promessa de se tornarem tão poderosas como as tradicionais aplicações. Substituição de servidores locais por espaço alugado em servidores remotos, com entidades especializadas a tratar da infraestrutura. É o novo mundo do cloud computing, cada vez mais na moda entre os utilizadores dos sistemas informáticos.

BBC | Arctic map shows dispute hotspots O calor àrtico: um recente mapa, elaborado por cientistas britânicos, assinala os possíveis pontos quentes decorrentes de disputas territoriais sobre os vastos recursos naturais submersos pelo cada vez mais esparso gelo do pólo norte. O degelo provocado pelo aquecimento global abre a porta à exploração dos recursos energéticos, petrolíferos e geoestratégicos do àrtico, e as nações que o rodeiam estão mais agressivas nas suas reclamações terriroriais.

BBC | Quakes caught by laptop sensor Um acelerómetro é um dispositivo que, em caso de mexida abrupta num portátil, retira as cabeças dos discos rígidos para os proteger. Este equipamento sensível está a ser utilizado para a detecção de tremores de terra, através da união dos recursos de vários computadores portáteis.

L.A. Times | White farmer's ordeal in Zimbabwe Uma das medidas mais repelentes do presidente Mugabe foi o ordenar a ocupação à força das quintas de fazendeiros brancos por membros do seu partido. Foi uma medida que teve como principais efeitos a destruição de sectores económicos ligados à agricultura e transformar um país exportador de alimentos num país ameaçado pela fome. Os métodos são sempre os mesmos: após avisos, que levam à fuga de grande parte dos fazendeiros, invadem as quintas dos mais recalcitrantes, espancando os seus donos e destruindo o trabalho de vidas inteiras.