quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ofensas



O poder de uma imagem... este cartoon de J.J. McCullough, jovem cartoonista canadiano, sublinha bem os paradoxos do fundamentalismo, na sua versão muçulmana.

Este emergir do fundamentalismo apresenta dois problemas: um, mais óbvio, é o da violência da imposição de um ponto de vista, catalizada nas revoltantes imagens dos bombistas suicidas, nas palavras virulentas de líderes religiosos, e na cegueira dos zelotas, capazes de tudo para imporem a sua visão de pureza religiosa; outro, está na reacção das sociedades ocidentais, com a sua tradição de liberdade e democracia, à ameaça do fundamentalismo, que já leva intelectuais de renome a falar de se pôr um fim no multiculturalismo e na tolerância (conclusão de Zizek em Bem Vindo ao Deserto do Real, em nome da segurança e do combate ideológico contra os que se aproveitam da tolerância para impôr a intolerância, sem esquecer o mais imediato perigo de ameaças directas às liberdades indviduais em nome do combate ao terrorismo.

Colapsará a nossa sociedade científica e democrática em direcção a sharias ou interpretações literais da bíblia? Reverteremos à intolerância para defender a liberdade (que doloroso paradoxo)? Aboliremos a liberdade individual para defender a cultura de liberdade e democracia?