quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Leituras



Boing Boing | Tenho de começar com este divertido paradoxo: ateísmo cristão, saído das fotos de viagem de um dos editores do bíblico boing boing. As bizarrias da alma humana não parecem ter fim...

Popular Mechanics | Surveillance society: new high-tech cameras are watching you Um olhar de uma revista normalmente mais inclinada a analisar os brinquedos high-tech sobre as poderosas tecnologias capazes de analisar o oceano de informação recolhido pelas câmeras de video que cada vez mais invadem espaços públicos e privados em nome da segurança e da defesa dos interesses empresariais.

Reuters | Taylor trial hears how child was dismembered Está a decorrer no tribunal internacional em Haia o julgamento de um dos mais tenebrosos carniceiros da guerra civil liberiana, o presidente da temida RUF, Charles Taylor, que financiado pelo dinheiro dos diamantes travou uma guerra atroz pelo controle do território e dos recursos do país. Os relatos da acusação são arrepiantes.

Los Angeles Times | From the depths of Moscow É no metropolitano de Moscovo que melhor se observa as clivagens, as injustiças, a pobreza absurda da nova Rússia, rica em petróleo e oligarcas.

Guardian | Obama in overdrive as Clinton falls behind A corrida eleitoral pré-eleitoral (é complicado) para as eleições para a presidência americana tem potencial para provocar a mais revolucionária eleição presidencial de sempre. Do lado mais tradicionalista, dos Republicanos, a candidatura poderá ir para candidatos patrocinados pelas confissões religiosas, defensores dos valores tradicionais e apoiantes do creacionismo. Do lado democrata, o completo oposto: a potencial eleição de um afro-americano ou de uma mulher para a presidência, algo perfeitamente impensável há poucas décadas atrás. A curiosidade aguça-se: quem será o novo pro-consul do império americano?