sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Leituras

Guardian | Russian doomsday cult threatens mass suicide Cíclicamente vão aparecendo cultos religiosos apocalípticos, refúgio daqueles que sofrem de choque do futuro. Desta vez está a acontecer da vastidão russa, onde um culto que crê piamente que o fim do mundo ocorrerá em maio de 2008 se barricou no fundo de uma gruta.

Guardian | Terror stricken A recente detenção no Reino Unido de uma rapariga acusada de terrorismo por publicar no seu site poesia alusiva ao islamismo leva Hari Kunzru a perguntar-se se o material de pesquisa que reuniu para escrever um romance sobre o terrorismo na Alemanha dos anos 70 o poderá levar à prisão sob acusação que querer repetir a façanha do World Trade center.

BBC | Europe eyes Mars landing sites A missão europeia ExoMars, que colocará um robot autónomo europeu a explorar a superfície marciana, está em busca do melhor local para aterrar. Esta escolha é fundamental: os mistérios de Marte são muitos, e os instrumentos para os perscrutar tão poucos.

BBC | Colossus cracks codes once more Uma equipe de entusiastas britânicos construiu uma réplica do lendário Colossus, o computador analógico britânico que durante a II Guerra quebrava as cifras militares alemãs. Por curiosiade, este vai competir com computadores modernos, para se saber qual das máquinas será capaz de decifrar mais depressa um código cifrado.

Warren Ellis | This happened on your planet Simplesmente revoltante. A humanidade consegue descer a lamaçais inimagináveis, até mesmo pela mais decadente ficção.