sábado, 10 de novembro de 2007

Leituras

Guardian | The french Berlusconi Os primeiros passos de Sarkozy na presidência francesa não estão a ser auspiciosos. Para lá da imagem de durão, capaz de endireitar o país, está a surgir a imagem de um megalómano incoerente que não dá uma para a caixa. Trata o seu primeiro ministro como um simples ajudante, profere declarações incoerentes no encontro dos G8, e promete novas políticas em relação às antigas colónias francesas que deixam estes países a pensar que a presidência francesa ainda se julga dona e senhora das suas ex-colónias. Enfim, o regular surgir de políticos idiotas e incompetentes parece ser um mal europeu recorrente: Itália teve de suportar o histrionismo de Berlusconi, Portugal a incompetência pura de Santana Lopes, agora é a vez da França aturar a megalomania de Sarkozy.

BBC | California sues US over car fumes Há já alguns anos, o estado da Califórnia aprovou aquela que era a mais radical legislação anti-poluição automóvel, que requeria que até 2016, os automóveis na circular nas estradas do estado americano reduzissem em 30% as suas emissões de gases nocivos. Na altura, a medida foi recebida com cautela pelas empresas da indústria automóvel, que logo se queixaram que seria impossível cumprir essa meta, e com entusiasmo pelos ambientalistas, que viram uma oportunidade para incentivar tecnologias de transporte mais limpas - reforço de transportes públicos, veículos individuais movidos a energias alternativas. Para a lei entrar em vigor, só era necessário que a EPA, a agência governamental americana do ambiente, garantisse que as leis locais se sobrepusessem às leis nacionais, uma vez que as locais eram mais restritivas do que as normas da EPA. Perante a demora neste parecer, que já se mede em anos, o estado da California vai processar o governo federal, e abrindo caminho para que outros estados, cuja legislação anti-poluição se encontra congelada pelas mesmas razões, façam o mesmo.

Archaelogy Online | Zombie attack at Hierankopolis Artigo que detalha recentes investigações levadas a cabo em Hierankopolis onde foram encontradas provas de um surto de ataques de zombies cujo combate poderá ter levado as tribos que habitavam o Egipto pré-dinástico a unificarem-se, criando uma unidade nacional. A descoberta de inúmeros cadáveres decapitados em torno de Hierankopolis, bem como de uma bem preservada múmia com mais de 3 mil anos cujo tecido cerebral se encontrava pouco danificado levantaram esta hipótese. Devido ao risco de contaminação através da manipulação de restos de cadáveres de zombies milenares, o artigo também detalha técnicas de sobrevivência a surtos de zombies, bem como técnicas de decapitação de zombies utilizando as pás normalmente utilizadas em escavações arqueológicas.

É sempre bom ver que os cinzentões historiadores afinal também têm sentido de humor. A Archaelogy Online é uma publicação séria, cujos editores se decidiram divertir no halloween...