sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Leituras

Guardian | If our political parties did not exist, would we ever need to invent them? Será que os velhos sistemas politico-partidários respondem aos desafios do século XXI? A cada vez maior descrença popular nos partidos tradicionais, que parecem ser habitados apenas por corruptos e incompetentes, acoplada com a cada vez maior expressão de movimentos cívicos (alguns acabando por se transformar em partidos) parecem apontar para uma certa fossilização dos partidos políticos clássicos, incapazes de encontrarem novas respostas para os novos desafios.

BBC | Natural decline "hurting lives" Os cada vez mais inquestionáveis indícios de alterações climatéricas, a poluição e a destruição de ecossistemas estão a conjugar-se para piorar os índices de saúde, economia e bem-estar das populações mundiais.

BBC | Virtual worlds hurting values O título parece alarmista, mas não é. Recentes declarações na abertura da conferência Virtual Worlds Forum apontam para um domínio excessivo de interesses comerciais nos mundos virtuais online. Grandes empresas, fabricantes de brinquedos, apostam nos mundos virtuais como forma de estender os seus produtos à internet. O perigo é óbvio: as crianças, grandes utilizadoras de mundos virtuais, são desde cedo instiladas com os valores que as grandes empresas desejam transmitir aos futuros consumidores. A resposta é não enterrar a cabeça na areia, e responder ao desafio; limitar a capacidade destas empresas de se dedicarem a criar mundos virtuais, e também apostar na criação de mundos virtuais abrangentes, interactivos e divertidos, que promovam valores cívicos em detrimento de valores meramente comerciais.

Reuters | Russian serial killer: "I felt like god" O caso do serial killer moscovita que se inspirou no xadrez para a sua carreira assassina assume agora contornos decididamente dostoeivskianos, fazendo recordar os personagens ensandecidos de Crime e Castigo, que procuravam estar acima dos deuses.

Cinematical Seven | Science Fiction Horror Films Uma lista - discutível, como todas as listas, dos sete melhores filmes que atravessam a fronteira entre o terror e a FC. No topo, o indiscutível Alien, um filme visualmente claustrofóbico e sufocante que ainda hoje causa arrepios.

15 Astoundingly Beautiful Sci-Fi Images O nome indica tudo: imagens de tirar o fôlego, a inspirar novas visões do futuro. Via Tecnofantasia