sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Leituras

BBC | Clever crows are caught on camera Já se sabia, através da observação em cativeiro, que os corvos são capazes de criar e utilizar ferramentas. Destaca-se a espécie de corvos da Nova Caledonia, especialmente adepta de uso de ferramentas. Pela primeira vez, graças a câmaras miniaturizadas, foi possível filmar o comportamento destes corvos no seu habitat natural, observando as suas grandes capacidades de criação e manipulação de ferramentas.

BBC | Russia marks 50 years of Sputnik Foi um dos momentos marcantes da história do século XX, embora seja um momento que foi o culminar de um processo iniciado por Goddard nos anos 20, teorizado por Tsiokolvsky na viragem do século XIX para o XX, e desenvolvido por Von Braun e os restantes engenheiros de Peenemünde durante a II guerra. Se estas bases, a tecnologia de foguetões desenvolvida por Korolev na União Soviética e por Von Braun nos EUA não teria sido possível. Mais do que um voo de teste, o lançamento do Sputnik foi um golpe de propaganda, com uma mensagem muito clara: se os foguetões soviéticos eram capazes de colocar objectos em órbita, então os seus mísseis eram capazes de atingir o território inimigo. Este raciocínio, acoplado ao prestígio associado à exploração espacial, levou o governo americano a investir macissamente na tecnologia espacial. Esta famosa corrida ao espaço, e o cada vez maior leque de utilizações possíveis dos satélites, transformaram radicalmente a nossa sociedade, que ainda está nos primórdios do desbravar dessa nova fronteira para lá dos limites da gravidade.

Guardian | On the matter of final words As últimas palavras das grandes personalidades parecem-nos ser sempre inspiradoras, reveladoras de alguma visão ou sapiência nos últimos momentos antes do último suspiro. Mas será assim, realmente? Não serão as últimas palavras constructos de acólitos dedicados e biógrafos apaixonados?