BBC | Biofuel trial flight for 747 Os biocombustíveis estão na moda. Agora testa-se a aplicação destes combustíveis processados a partir culturas agrícolas ao grande poluidor mundial, a indústria aeronáutica. O objectivo é ao mesmo tempo diminuir o impacto ambiental das aeronaves - algo que já está a ser conseguido com as novas gerações de motores, mais eficientes e económicas no uso de combustível, e melhorar resultados financeiros num ambiente económico de altos preços de combustível e baixos preços de bilhetes. A grande preocupação com os biocombustíveis são as pressões que vão colocar sobre os sistemas agrícolas. Com parte da àrea arável a ser cultivada com sorgo e colza, as plantas principalmente utilizadas na produção de biocombustíveis, teme-se reduções no cultivo de alimentos essenciais, especialmente nos países mais pobres. Isso já está a acontecer, com o milho, cuja procura já está a ultrapassar a oferta nos mercados mundiais.
Guardian | Thanks a million, Ayn Rand, for setting the greedy free Por detrás da corrente filosofia económica sobre a qual assenta a constante privatização do sector público, a desregulação das leis económicas (ou pior, deixar a regulação da economia nas mãos dos agentes económicos, o que se assemelha a deixar as raposas a gerir os galinheiros) e a globalização da economia centrada em grandes conglomerados transnacionais que se deslocam ao sabor da mão de obra barata, está a ideia de que a ganância individual é socialmente positiva. Esta ideia, popularizada pela romancista Ayn Rand em obras como Atlas Shrugged (e glosada por Oliver Stone em Wall Street defende a supremacia da chamada trickle down economics - a ideia de que a ganância dos indivíduos os leva a produzir e acumular riqueza para si próprios, mas que essa riqueza acaba por necessáriamente se espalhar no ecossistema económico. Ideia com muita lógica, mas que aplicada aos sistemas económicos leva-os à difícil situação em que agora nos encontramos - economias locais ameaçadas pelas deslocalizações feitas em direcção a mão de obra mais barata, economias nacionais à mercê de flutuações dos mercados financeiros, mercados financeiros apoiados fortemente no consumo individual de indivíduos que vêem os seus rendimentos cada vez mais instáveis, reformas económicas em países mais desfavorecidos que deixam no seu rasto milhões de pessoas empobrecidas.
Guardian | The Burma road to ruin Um retrato da Birmânia, empobrecida por décadas de um regime militar que mergulhou o país num profundio atraso, aprisionou dissidentes, obrigou os mais capazes a emigrar e vende os seus recursos naturais ao desbarato para assegurar a sobrevivência do regime.
Reuters | U.S. carries out successful missile defense test O famoso, caro e controverso sistema de defesa antimíssil americano deu mais um passo com um teste em que um míssil interceptor abateu uma ogiva desarmada. O objectivo foi conseguido: abater um alvo em pleno voo.