quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Leituras

Cory Doctorow | Scroogled A Google é o gigante indiscutível do mundo digital e domina claramente a vida na internet. Alojados nos servidores da Google encontram-se preferências de pesquisa, dados de emails, documentos e perfis de gps que poderiam ser pesquisados para traçar perfis individuais de utilizadores. Sabemos que isso já acontece, para o chamado targeted advertising. Mas a premissa de Doctorow neste curioso conto de FC está no que aconteceria se houvesse uma ligação mais estreita entre a Google e o poder político... a brincar, a brincar, vão dizendo algumas coisas preocupantes.

BBC | Chernobyl to be covered in steel A cobertura de betão sob o qual estão enterrados os reactores nucleares da malfadada central de Chernobyl vai ser substituida por uma nova cobertura em aço, projectada por uma empresa francesa com fundos internacionais de projectos de controle da energia nuclear.

BBC | O2 wins iPhone contract in the UK E o iPhone aproxima-se perigosamente da Europa. O telemóvel/pda da Apple, elegante e de design apaixonante mas tecnicamente inferior e fortemente condicionado em termos de potêncial de utilização vai ser comercializado no Reino Unido.

Guardian | Russia warns against military action in Iran Há meses atrás falava-se que os analistas geopolíticos previam um ataque americano ao Irão por alturas do final deste ano, um último gesto, ao feito de fait accompli, mais um legado sangrento da administração Bush antes do fim do mandato. Recentemente, as declarações que podem ser interpretadas como um aviso da real possibilidade de uma intervenção militar começam a suceder-se. Até a França, normalmente circunspecta no que respeita ao médio oriente, já tem responsáveis diplomáticos a avisar de que o pior, a guerra, pode acontecer. Estaremos a viver um processo semelhante ao processo fraudulento de marketing político que justificou a intervenção no Iraque?