domingo, 16 de setembro de 2007

Leituras

Guardian | Articles of faith Censura académica? Dois intelectuais norte-americanos escreveram um ensaio, depois transformado em livro, sobre a excessiva influência de intelectuais pró-israelitas na definição da política externa americana. A obra não é uma daquelas coisas ridiculas e radicais, como as dos supremacistas brancos (um elegante eufemismo para racismo) ou os dos revisionistas que negam o holocausto (apesar de todas as provas em contrário). Analisa antes a política externa americana face a Israel e à Palestina, os apoios militares e financeiros a Israel, e a ideia de que os americanos são aliados incondicionais de Israel, quase como se Israel fosse um estado americano encravado nas arábias. São coisas óbvias, especialmente para o resto do mundo, que assistiu atónito ao devastar do Líbano por tropas israelitas com o consentimento tácito dos EUA, ou já se habituou às constantes derrocadas do processo de paz israelo-palestiniano. Os académicos depressa se tornaram célebres, pelas piores razões: foram imediatamente comparados a nazis, racistas e anti-semitas, e tiveram a honra de ver o seu livro refutado através de um outro livro, que conseguiu a proeza de ter sido publicado antes da publicação da obra controversa. Os académicos queixam-se também de pressões profissionais e de uma virtual ostracização.

Bem, mas já se sabe... quem não alinha pela linha do pensamento dominante sofre as consequências...

BBC | Scientists warn of 'vocal terror' A evolução dos sistemas informáticos está a levar ao desenvolvimento de simulações cada vez mais perfeitas da voz humana. Num futuro próximo, não é de descartar a hipótese da exploração desta tecnologia com motivos obscuros, quer seja através de fraude - receber um telefonema do banco, com a voz do gestor de conta, a pedir dados, que na realidade é uma voz gerada por computador, controlado por criminosos - quer seja através de insidiosas formas de terrorismo - o nosso mundo é por nós percepcionado através dos media, e com estas tecnologias torna-se perigosamente simples manipular percepções. Imagine-se a voz de Bush a confessar a sua conversão ao islão, ou Bin Laden em reminiscências de festas em bordeis envoltos em fumos de haxixe...

BBC | Online worlds to be AI incubators Os mmporgs podem transformar-se em escolas virtuais para programas de inteligência artificial, que aí aprenderiam a interagir e a imitar os seres humanos.