BBC | Google backs private Moon landing Seguindo o exemplo do vibrante X-Prize, que criou uma dinâmica muito própria, com dezenas de equipes a concorrerem numa verdadeira corrida em direcção ao espaço sub-orbital, a Google decidiu patrocinar um prémio, em conjunto com a fundação X-Prize, que atribui 30 milhões de dólares à primeira missão privada a pousar um robot em solo lunar. Iniciativas como esta são mais do que fogo de vista; são sinais de que algo mexe na exploração do espaço, e de que são possiveis formas de exploração económica rentável do espaço.
BBC | Mirror particles form new matter Após cinquenta anos de pesquisa, uma teoria torna-se realidade no laboratório, com a criação de um elemento - o Di-Positronium (grande nome!), formado a partir da união de electrões com as suas anti-partículas, os positrões.
Guardian | Wake up, the invisible front line runs right through your back yard A guerra contra o terrorismo fundamentalista é global, mas o principal campo de batalha é a Europa, continente com uma assinalável população muçulmana que convém integrar plenamente nas sociedades europeias, sob pena de deixar os jovens muçulmanos enfeitiçados pelo discurso fundamentalista e assim alvos fáceis para manipulação por parte de organizações terroristas. O artigo de Timothy Garton Ash termina com uma mensagem por demais incisiva: A continent that has rid itself of the horrors of imperialism, fascism and communism will see off this lesser menace too. But it will take many years and we had better shape up to it.
Reuters | Many of Earth's "vital signs" in bad shape: report Os indicadores globais de poluição, uso dos recursos naturais e consequências do aquecimento global registam um retrato cada vez mais agravado do mau estado de saúde do nosso planeta. Apenas o indicador de crescimento da utilização de energia eólica surge como um sinal animador (se bem que a energia eólica não é uma panaceia que resolve os problemas energéticos mundiais).