segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Un Chien Andalou
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UBUWeb | Un Chien Andalou
Internet Archive | Un Chien Andalou
Todas as histórias têm sentido. É o que nos parece lógico. Qual é o objectivo de uma história contada se não tiver uma moral, um percurso compreensível? Mas nem todas seguem esta regra.
Un Chien Andalou, curta metragem em que Luis Buñuel e Salvador Dali colaboraram, atomiza qualquer noção de sentido. Obra de surrealismo puro, foi criada em livre associação, e quaisquer pistas que nos atirem para uma história, para um percurso, depressa se revelam falsas. É um filme intencionalmente incoerente, destinado a libertar-nos das amarras do significado e assim libertar a pura imaginação. Un Chien Andalou atomiza, literalmente, o sentido do tempo e socorre-se de imagens controversas para nos inquietar - como a cena de abertura, em que uma navalha rasga o olho de uma mulher (numa cena capaz de provocar arrepios até aos maiores fãs do gore), mãos das quais saem formigas, mãos decepadas que surpreendem a multidão, pianos de cauda com carcaças de burros e padres arrastadas por um homem, a surreal sensualidade de um homem que acaricia violentamente uma mulher enquanto a imagem dela nua se sobrepõe.
Un Chien Andalou é a aplicação ao cinema das técnicas de associação livre que os surrealistas privilegiavam. A obra é profundamente freudiana, com algumas referências directas à sexualidade e ao edipianismo.
Salvador Dali, o mais histriónico dos pintores surrealistas, e auto-proclamado génio da pintura surrealista (em minha opinião, Max Ernst é vastamente mais interessante), dispensa apresentações. Quanto a Luís Buñuel, os amantes do cinema reconhecem o polémico realizador espanhol que viveu no exílio, odiado pelo regime franquista, e que entre os EUA, a França e o México realizou uma sólida obra de cinema surreal da qual se destacam filmes como Viridiana, L'Âge d'Or, Belle de Jour ou Cette Obscure Object du Désir. Vencedor de inúmeros prémos e galardões, Buñuel ficou para a história do cinema como um autor que durante toda a carreira se manteve fiel aos princípios surrealistas, detentor de um olhar diferente.
Un Chien Andalou foi a sua primeira obra, uma brincadeira surreal na Paris dos anos 20 que o iniciou no mundo do cinema. É um dos marcos do cinema, e está disponivel para download na UBUWeb (um repositório de som, texto, imagem e cinema surrealista) e no Internet Archive.