segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Leituras

Boing Boing | The Conspiracy Boom Tenebrosos terroristas globais. Experiências alienígenas. Governos secretos. Cabalas dominadas pelos elusivos donos do dinheiro. Sociedades secretas que controlam o poder à escala planetária. Dominio secreto dos alienígenas sobre a humanidade. Conspirações secretas levadas a cabo por agencias de espionagem ocultas. A internet fez explodir aquilo gue noutros tempos se resumia a livros obscuros lidos por uma diminuta minoria. A paranoia tornou-se moda, e as teorias da conspiração são encaradas como prováveis até pelos mais sensatos, como se nota pelo destaque mediático dado às mais bizarras teorias sobre o 11 de setembro. Frente à enorme complexidade deste mundo global contemporâneo, o cérebro precisa de se refugiar em ideias que embora implausíveis, são de fácil compreensão.

Guardian | Robot wars are a reality A cada vez mais extrema complexidade dos sistemas de armamento está a deixar para trás o elemento humano em direcção aos sistemas autónomos. A investigação em sistemas militares robóticos ganha cada vez mais fôlego. Registe-se que a próxima geração de aviões de combate será composta por aeronaves não tripuladas de autonomia variável. Não é uma previsão, os grandes construtores de aeronaves militares - a Boeing, a Dassault e a EADS, por exemplo, já estão a testar os exóticos protótipos destas futuras aeronaves. No terreno já existem sistemas robóticos armados - caso dos UAVs Predator, aeronaves de reconhecimento armado pilotadas a meio planeta de distância. Mas, por mais que tentemos tornar a guerra como um jogo limpo e virtual, ela nunca deixará de ser aquela praga suja e sangrenta que revela o pior da alma humana.

Guardian | Tough images: the problems of graphic crime novels Um panorama dos comics mais sérios, que procuram utilizar a gramática vibrante da BD para recriar o romance noir.