quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Leituras

BBC | Arctic sea ice set to hit new low Este ano, o limite da camada de gelo polar irá encolher para níveis recorde. Notícias como esta sublinham a urgência em combater as causas e efeitos do aquecimento global.

Guardian | Trial of Russian who boasted of 63 murders Um fait divers sangrento. Alexander Pichushkin é um humilde caixa de supermercado, amante de uma boa partida de xadrês, e... um serial killer que se gaba de um total de 63 vítimas, embora só se tenham encontrado os restos de 15 e a acusação só mencione 49. Este assassino em série tinha dois objectivos: ultrapassar o recorde macabro de Andrei Chikatilo, o pior assassino em série russo (pela acusação, não conseguiu), e preencher um tabuleiro de xadrez com as suas vítimas (a acreditar nele, só faltava mais uma). Psychokiller, qu'est que c'est?

LA Times | Religion beat became a test of faith O jornalista que cobria assuntos religiosos para o LA Times era um homem profundamente espiritual, até ter esbarrado com as piores contradições religiosas: a pedofilia e a corrupção no seio da igreja católica (crime duplamente odioso sabendo que a figura do padre é uma de absoluta confiança); a total rejeição social que vivem os ex-mormones que por uma razão ou outra deixaram de seguir os ditames da sua religião (são ostracizados por cidades inteiras); a pura vigarice dos evangelistas televisivos, que vivem como nababos à custa da credulidade daqueles que lhes dão dinheiro em troca de "favores" divinos. Após oito anos disto, este jornalista profundamente espiritual que se sentia ligado a deus tornou-se ateu. Mais um exemplo a demonstrar a pura estupidez que é a religião.