domingo, 12 de agosto de 2007

Leituras

BBC | NASA detects space shuttle damage Foi detectado na fuselagem do recém-lançado shuttle Endeavour um dano, possivelmente causado por colisão com gelo aquando da descolagem de Cabo Canaveral. Ainda não foi determinada a gravidade dos danos.

Guardian | Oh well. At least losing all those AK-47s builds a market Nestes dias, as veneráveis e mortíferas AK-47 esiveram na ribalta. Primeiro, foi o seu sexagésimo aniversáro, e em seguida, menos fait divers e muito preocupante, a notícia que as autoridades americanas não sabem do que foi feito a milhares de peças de equipamento entregues às forças iraquianas - entre as quais 190.000 AK-47s que se suspeita terem ido parar às mãos dos insurgentes que combatem as forças americanas. E andam eles a querer acusar o Irão de fornecer armas aos rebeldes iraquianos...

Guardian | The eco-guilt trip O turismo está cada vez mais globalizado, um desenvolvimento que é bem vindo porque se pensa proporcionar uma melhoria de qualidade de vida e de rendimentos económicos aos habitantes autóctones das zonas mais exóticas do planeta, em muitos casos a viver em níveis de pobreza abjectos. No entanto, neste corrente modelo de turismo apoiado na viagem aerea intercontinental e na estadia num resort, quem realmente beneficia do dinheiro do turismo? Parte dele regressa aos países de origem dos turistas, lucro das empresas hoteleiras que se instalam nos recantos exóticos e distantes; o resto é sugado por élites locais ou utilizado pelos governos locais para pagamento de dívida externa - regressando, mais uma vez, à origem.

Guardian | Global market slide goes on Está cada vez mais preocupante o derrapar dos mercados graças ao crédito mal parado, motivado pelas altas taxas de juro. Os bancos centrais estão a intervir, colocando dinheiro no mercado, mas este é rápidamente sorvido pela volatilidade do mercado. Alguns peritos temem que se estão a criar as condições para uma recessão, exacerbada pela relutância que os bancos centrais têm em voltar a baixar as taxas de juro, preocupados como estão pela sacrossanta ideia do controle de preços.