terça-feira, 7 de agosto de 2007

Leituras

Correio da Manhã | 8,7 milhões por apartamento O demolir do antigo hotel Estoril Sol foi um maná para a construção civil. Onde antes se erguia o hotel, ergue-se agora o estaleiro de um futuro condomínio de luxo com casas de preços inacessíveis a 99,99% dos portugueses. Tudo de um milhão de euros para cima.

Guardian | Terrible, but not a crime Estamos a viver o aniversário dos terríveis bombardeamentos atómicos de Hiroxima e Nagasaki, que deixaram o Japão de joelhos. As teses dividem-se. Há quem afirme que os bombardeamentos foram necessários, pois pouparam os milhões de vidas necessáriamente perdidos numa invasão das ilhas nipónicas, há quem afirme que os bombardeamentos foram apenas uma manobra diplomática destinada a intimidar a União Soviética. De certa forma, o desabrochar dos cogumelos nucleares representou o momento de concepção do mundo globalizado. Fissão nuclear como metáfora de concepção... desta nunca me tinha lembrado.

Guardian | Iranian morals police arrest 230 in raid on "stanist" rave Esta notícia fica registada mais pelo absurdo do que por divagações sobre o Irão. Quem é que em mente sã organiza uma rave num país conhecido por enforcar suspeitos de adultério? Isso é uma ideia equivalente a tentar apanhar um bronze tropical nas calientes praias da Gronelândia. Piadas à parte, este fait divers regista bem o ambiente opressivo que se vive na teocracia iraniana. Entre os crimes gravosos cometidos pelos participantes na rave encontram-se mulheres que não estavam a usar hijab, mulheres a cantar (proibido legalmente) e audição de música ocidental.