domingo, 19 de agosto de 2007

The Bishop of Hell



Marjorie Bowen, The Bishop of Hell and other stories, Wordsworth, 2006

Marjorie Bowen - Bibliografia

Sob o pseudónimo de Marjorie Bowen, a prolífica escritora Gabrielle Margaret Vere Campbell Long publicou uma série de curiosos contos do sobrenatural. Esta é uma daquelas escritoras que decaiu em direcção ao esquecimento, relembrada apenas por académicos ou conhecedores de nichos literários cheios do pó dos tempos que passam.

The Bishop of Hell reúne alguns dos contos sobrenaturais da autora. Não são contos extraordinários. Seguem sempre a mesma estrutura - algo no passado dos personagens ou dos locais, algo geralmente criminoso, causa assombrações e terrores sobrenaturais. São enredos puramente clássicos, de leitura agradável mas sem serem obras de referência.

Curiosamente, os contos são sempre baseados em dramas domésticos, intrigas familiares, com um certo pendor para mulheres assassinadas pelos maridos. Diria que são contos que exploram o lado negro da ideia de família e de tranquilidade doméstica tão prezada pelos leitores dos primeiros anos do século XX (Bowen publicou essencialente entre 1909 e 1935).

O que sobressai nestes contos é um extraordinário sentido de época. Criadora de histórias simples e estereotipadas, Bowen revela-se como uma extraordinária visualizadora dos anos passados. Quando a acção das suas histórias se passa na época de 1700, as páginas tornam-se vivas com a riqueza das descrições, cheias de pormenores que revelam um sólido conhecimento e, diria até, um carinho pela época que literalmente insufla vida em contos que de outro modo seriam banais.

The Bishop of Hell é uma obra curiosa, para aqueles que gostam de mergulhar nas àguas mais profundas dos géneros literários. É uma referência para se perceber como evoluiu o género de literatura sobrenatural. São contos que são típicos da época em que foram escritos. Destinam-se à obscuridade, mas por vezes é bom desempoeirar as antigas palavras para se perceber como é que as ideias evoluem.