terça-feira, 24 de julho de 2007

Leituras

BBC | $100 laptop production begins Cinco anos após o início do projecto, já há encomendas suficientes (mais de três milhões) para assegurarem o arranque da produção em massa do OLPC. Uma ideia, e uma ferramenta, verdadeiramente capaz de mudar o mundo.

Correio da Manhã | Tribunal valida base de dados para grevistas Boas notícias para as liberdades e garantias: o tribunal administrativo considerou que o projecto governamental de criação de uma base de dados sobre trabalhadores da administração pública que façam greve como algo legítimo, sublinhando a aparente intenção de que esta base de dados é uma ferramenta estatística. O problema é que tem o potencial de ser algo mais do que uma ferramenta estatística, podendo ser mais um dado a levar em conta na gestão de carreiras. A partir deste momento, eu, que geralmente sou avesso a greves, vou passar a aderir, sempre. É uma questão de princípios, e começa a estar em causa algo maior do que meras disputas laborais.

Guardian | Flirting and fornicating Os franceses, pais da corte elaborada e da galantaria, aderiram em força ao Meetic, um serviço online que propicia encontros sem distinção de preferências ou estados civis. A corte online, sem os tradicionais galanteios, assegura passagens a vias de facto (quem não perceber o eufemismo não vale a pena que lho explique) logo nos primeiros encontros cara a cara. Decadência das velhas artes do galanteio? Tempos modernos, estes, em que um homem (ou uma mulher, sejamos igualitários) já não tem tempo para ir cantando a sua canção do bandido...