sexta-feira, 27 de julho de 2007

Bibliofagia

Em diálogo com o ensaio Os Livros da Minha Vida de Henry Miller, livro recomendadíssimo a bibliófilos e bibliófagos, emperrei nestas duas frases, num capítulo sobre Jean Giono, escritor francês que francamante desconheço.

É curioso nunca ter sido capaz de mostrar nada seja a quem for. Sempre me criticaram por isso. As pessoas dizem: "Ninguém percebe aonde queres chegar". E quem nunca se sentiu assim, quem nunca sentiu que as suas palavras e acções não são as suficientes para se fazer compreender? Como diz uma boa amiga minha, podemos dizer coisas importantes às pessoas que nos rodeiam, que elas não compreendem porque não consiguem ver as nossas reais emoções.

"O erro que cometi", diz o pai, "foi querer ser bom e prestável. Tu vais cometer o mesmo erro que eu". Esta frase, meus amigos e leitores, resume a história da minha vida. E a de tantas outras, perdidas na vã esperança de tentar fazer algo de positivo e construtivo.

Ambas as frases são de Giono, escritor que decididamente tenho de ir ler.