sexta-feira, 1 de junho de 2007

Vida de Cão

Vida de cão foi durante muito tempo sinónimo de vida dura e desprezada. Isso mudou, felizmente. Hoje os nossos cães são estimados animais de companhia, bem tratados e mimados por donos que transferem afectos e tratam os seus animais como se de pessoas se tratassem. Vida de cão é hoje um negócio multimilionário, que alimenta veterinários. comércio e indústrias. Francamente, e digo isto a pensar no tratamento que dou à minha feroz cadela, começo a pensar que prefiro a vida de cão à minha vida... a título de exemplo, posso garantir que o animal vai mais vezes ao veterinário por ano do que eu ao médico.

Os nossos animais de estimação são verdadeiras coqueluches, mimadas e acarinhadas, cheios de alimentos especiais, brinquedos e mimos. Nunca o comentário de que os cães são mais bem tratados do que as crianças foi tão verdadeiro - felizmente para a nossa humanidade para com os animais, infelizmente para a nossa desumanidade para com os nossos companheiros humanos.

Mesmo assim, há um lado negro no mundo mimado dos animais de estimação. É a praga dos verões. Todos gostam de um gatinho ou de um cachorro, não há quem não se derreta e não resista a comprar um cachorrinho para ter em casa, se o puder fazer. No entanto, quando percebem que manter um animal é uma responsabilidade que dá trabalho e interfere com a vida, muitas vezes a solução que encontram é o simples abandono dos animais - como se aquele ser brincalhão, que dá trabalho, que tem que ser educado, que ladra a horas inconvenientes, que nos deixa prendas mal-cheirosas enquanto não aprende a fazer as suas necessidades, fosse um objecto descartável, para usar e deitar fora quando passa o brilho da novidade.

Este ano queria ir de férias a Londres. A ideia era fazer uma road trip, de carro ou comboio. Não o poderei fazer - não tenho onde deixar a minha cadela. Paciência; não é a viagem que define a minha vida. Digo isto para sublinhar o parágrafo anterior - quantos são aqueles que na época de férias simplesmente deixam o cão ou o gato à beira da estrada?

Há uns poucos, voluntários, que lutam contra isto. Gente dedicada, que recolhe os animais e procura novos lares. Gente que com poucos recursos e sem nenhuns apoios institucionais tenta salvar os animais abandonados pela desumanidade dos seus donos. Precisam de apoios, e precisam também de encontrar lares para os animais.

Quando pensar em adquirir um animal de estimação, pense bem: será que quer comprometer-se a cuidar da vida de um animal? O compromisso mede-se em anos, note-se. Se a resposta for sim, pense novamente antes de se dirigir à loja para comprar um cão ou gato de raça apurada a um preço exorbitante. Lembre-se que pode adoptar um animal - basta dirigir-se a uma associação de amigos dos animais para o fazer. Se o fizer, será recompensado com o agradecimento daqueles que lutam pelo bem estar dos animais e com a dedicação de um animal que já sofreu o inimaginável.

Imagine, se for filho, que o seu pai o abanonava na estrada. Ou imagine, se for pai, que abandonava o seu filho na beira da estrada. Conhecendo a dedicação que os animais dedicam aos seus donos, simplesmente imagine a violência e a frieza do abandono.