sábado, 2 de junho de 2007

Leituras

BBC | Online and offline worlds merge A Google move-se para dominar o mundo offline, com o lançamento do Google Gears - um plugin para browsers que permite aceder a conteúdos da internet enquanto se está desligado - a coisas como feeds rss sincronizados ou aos documentos do Google Docs. Dois pormenores curiosos: a manobra da Google no terreno das empresas de software tradicionias, e o conceito do browser como a ferramenta central no interface com o computador.

Guardian | Humanity must recognise our entire way of life is chronically short termist Lucro rápido, objectivos a curto prazo, desenvolvimento artificial através da construção desenfreada. Hoje em dia temos pressa para tudo, e estamos a ser incapazes de pensar em termos de futuro a longo prazo, excepto num pormenor - na acumulação de dívida para pagar caprichos a curto prazo, algo que se reflecte no nosso legado ambiental ao futuro.

The New York Times | Administration rebukes Putin on his policies Uma nova guerra fria? Esta semana, as tensões entre os EUA e a Rússia agudizaram-se, com a Rússia a testar novos mísseis intercontinentais e os EUA a criticarem abertamente o governo russo. Regressará a velha ordem mundial, com dois gigantes a olharem-se em mútua desconfiança, armados até aos dentes? A história tem formas de aniquilar as pretensões de velhas ordens que desejam regressar ao palco do grande jogo geopolítico mundial...