sexta-feira, 8 de junho de 2007

Leituras

Correio da Manhã | Prestação da casa mais cara Novamente sob o pretexto do controle de preços, o Banco Central Europeu voltou a subir a taxa de juro de referência. Não sei quanto ao controlo de preços, mas o asfixiar das gargantas europeias é sensação que já conheço. Pior, fala-se que as intenções do BCE não se ficam por aqui, e pretendem chegar aos 5% até final de 2007. Não estará na hora de perguntar aos responsáveis políticos e económicos se não seria boa ideia parar de cumprir a teoria para aliviar a realidade dos trabalhadores europeus? Talvez não; os lucros bancários ainda não pararam de disparar.

Guardian | The battle for the media is about race as well as class Diga-se o que se disser de Hugo Chávez, a verdade é que o recente encerramento de uma TV privada venezuelana não soou muito bem. Mas analisando mais profundamente o caso, o encerramento da TV aparece como mais um sintoma da luta entre as élites venezuelanas e as massas populares, que ganharam poder sob o regime de Chávez. O presidente venezuelano é uma fugura no mínimo controversa, que utiliza meios ditatoriais para espalhar a democracia e garantir saúde e educação às maiorias empobrecidas do seu país.

Guardian | There's one thing the US presidential contenders all have in common: god O grande paradoxo americano: país que se orgulha de uma tradição republicana, os seus políticos dependem largamente do apoio de poderosas organizações religiosas - o que significa que no meios das mais importâncias discussões deixem cair inanidades como comentários sobre a sua "fé" e sobre o poder da oração, ou no caso dos mais liberais, fujam cuidadosamente a mencionar assuntos tão polémicos como a teoria da evolução biológica para não ofender os religiosos partidários do criacionismo. Estará a américa a transformar-se numa teocracia?