segunda-feira, 4 de junho de 2007

Leituras

Das palavras o espaço | À volta de Borges Como abordar a figura única de Jorge Luís Borges, o surreal e inspirador escritor argentino? De forma fria e clínica, com retoques de bisturi literário, ou procurando identificar o autor, conhecer intimamente as suas palavras, até que, citando João Ventura, “Não sei qual dos dois escreve esta página.”. Ficção sobre ficções neste blog de curiosas ficções curtas.

Motel de Moka | Gipsy Beat O blog ultracool Motel de Moka tem um abrangente post sobre a delirante música cigana da europa central. Groove puro garantido.

Guardian | Fear and luxury lure foreign legions Reportagem do Guardian sobre o estranho mundo dos expatriados no Iraque, gente bem paga que desempenha todo o tipo de funções, desde a segurança privada a representação de empresas. É um mundo paranóico e arriscado, onde as recompensas financeiras são enormes, mas onde também há exploração de trabalhadores ilegais arrastados de países do terceiro mundo para trabalharem sob condições de escravatura. Tudo isto sempre sob a ameaça das letais milícias e gerrilheiros iraquianos.

The New York Times | Genius and misfits aren't synonyms, or are they? A industria informática parece ser construída a partir dos esforços de inovadores radicais que pensam diferente, que recusam os meios institucionais, que agem de forma excêntrica e que não prestam atenção à sabedoria convencional. Resta saber se este mito, alicerçado em figuras como Bill Gates, Steve Jobs ou Sergei Brin, é de facto a força motriz por detrás da revolução digital, ou se a criatividade pouco convencional de um poucos é a crista da grande onda deste admirável novo mundo da tecnologia.