segunda-feira, 21 de maio de 2007

Leituras

Guardian | The power of zombie films Grand guignol, exagerado, absurdo, o cinema apocalíptico faz-nos confrontar os nossos medos civilizacionais, o medo da nossa queda, seja porque meios. E repito: o melhor cinema de zombies contém metáforas que tão bem nos caracterizam - como a cena clássica dos mortos-vivos a arrastarem-se sem sentido pelos corredores iluminados do centro comercial em Dawn of the Dead, a loucura químicamente induzida de 28 Days ou a tirania do poder absoluto apoiado em élites de Land of the Dead.

Guardian | 'Welcome to Tehran' - how Iran took control of Basra Reportagem aterradora de Baçorá, cidade sob "protecção" britânica que não ocupa tantas manchetes como Bagdad, mas onde o sectarismo e a influência iraniana substituíram a legalidade - se é que há alguma legalidade num país sob ocupação.

The New York Times | Reaping results: data-mining goes mainstream As tecnologias digitais permitem criar ferramentas capazes de fazer emergir padrões com sentido a partir de uma imensa míriade de dados aparentemente incorrelacionáveis. As aplicações são mais que muitas, desde maior eficiência na prestação de serviços até ao policiamento mais eficaz.

No Fear of the Future | An alternate history of chinese science fiction Tem andado a correr os sites e blogs do costume, e só ainda não foi aqui retransmitido por falta de tempo. Um texto hilariante, uma brilhante ucronia que reconta a história da FC... virando as mesas, retirando os tapetes, colocando a China como o centro cultural do mundo, cujas correntes literárias determinam padrões mundiais. É também divertido tentar perceber as private jokes nos nomes ficcionados de inexistente autores chineses que escreveram clássicos como Suchen The Conqueror (demorei a perceber o clássico Robur de Verne), A Princess of Mars ou Liu Hui Wen, autor de The Call of Cthulhu. Esta ucronia também não poupa os autores contemporâneos.