quarta-feira, 16 de maio de 2007

Leituras

Guardian | Bush doesn't want detente. He wants to attack Iran Para lá das notícias alarmantes sobre a bomba atómica dos mullahs, há uma história convenientemente esquecida de aberturas iranianas à comunidade internacional, depressa ignoradas por um governo americano que parece apostado em criar mais uma guerra no Médio Oriente. Alguns analistas afirmam que é a própria política americana em relação à capacidade nuclear iraniana que está a forçar o Irão a desenvolver armas atómicas.

Look, See: Chris Ashley Um blog que divulga os desenhos do seu autor, executados em html. Imagens que não são imagens, antes tabelas html geradas como forma de arte. Um trabalho verdadeiramente inovador. Via Rhizome.

Chris Jordan | Running the Numbers - An American Self Protrait Um trabalho fotográfico inovador, que dá corpo visual aos dados estatísticos do consumo. Uma forma brilhante de visualizar os números, a partir da colagem digital de inúmeras imagens. De cortar a respiração. Via Boing Boing

BBC | Hubble spots ring of dark matter O venerável telescópio orbital obteve imagens que revelam pistas que comprovam a existência de matéria escura, a quintessência da moderna astronomia. A importância da matéria escura para as teorias cosmológicas é enorme: sem os efeitos gravitacionais da matéria escura, não é possível explicar o equilíbrio gravitacional das galáxias.

BBC | Free tool offers 'easy' coding A linguagem Scratch, desenvolvida no MIT, promete simplificar a programação através de uma abordagem modular, manipulando código como os blocos Lego. O criador do Scratch foi o mesmo investigador do MIT responsável pelo Lego Mindstorms, a linguagem que facilitou o acesso à robótica. Adivinhem qual será a minha próxima obsessão (não, não é o html como utensílio de desenho). Depois da contaminação do espírito dos alunos com o vírus do 3D, tenho de testar o Scratch. Next best thing na noosfera. Scratch. Geralmente os tipos do MIT não brincam em serviço.

Moodle Uma poderosa ferramenta de e-learning, com o potencial de criar sites visualmente atrozes. Será o meu desafio nas férias dos alunos - domar esta "besta" e dotar a minha escola de um site moodle acessível e interactivo. Desafio, mas acompanhado, que este tipo de coisas exige trabalho colaborativo.