terça-feira, 15 de maio de 2007

Leituras

BBC | Web 2.0 distracts good design Esta nova iteração da internet, interactiva e colaborativa, está cheia de potencial e de grandes ideias. Infelizmente, o aspecto visual e a facilidade de utilização da web 2.0 fica muitas vezes esquecida por debaixo dos novos recursos tecnológicos. Se isto é verdade para sites insuspeitos, nalguns chega a ser gritante: já conhecem o Moodle, a nova forma que muitas escolas utilizam para se publicitarem na internet? A plataforma é poderosa, mas o aspecto visual é horrendo.

El Mundo | El imparable avance de Singapur, la isla creciente A minúscula cidade-estado de Singapura, estratégicamente situada na ponta da península malaia, tem ao longo de décadas alargado o seu território conquistando terras ao mar. Mas para Singapura crescer, as toneladas de areia têm de vir de algum lado... e já algumas ilhas indonésias estão em risco de desaparecer do mapa, com todas as suas areias exportadas para os novos territórios de Singapura.

The New York Times | Web fight: blocking ads and adding art O banner publicitário, tal como o popup e os intersticiais, tornaram-se omnipresentes na internet. São poucos os sites que resistem à infiltração publicitária, e embora se aceitem os anuncios como forma de financiar sites e manter gratuito o conteúdo dos mesmos (information wants to be free mas há muitas maneiras de fazer dinheiro com ela), por vezes não há paciência. Para combater os anuncios, surgiram os adblockers, programas que bloqueiam a visualização de anuncios. No caso deste retratado no artigo, com um toque interessante: substitui a mensagem publicitária por uma obra de arte. É um plugin para firefox, o que significa que os 95% dos internautas que ainda usam aquela peça de software inútil chamada internet explorer podem ficar seguros que o seu consumo publicitário não será interrompido por intrusivas e chocantes imagens artísticas.