quarta-feira, 9 de maio de 2007

Leituras

BBC | Galileo system in a deep crisis Lançado com grande fanfarra, a constelação de satélites Galileu era supostamente a grande resposta europeia ao domínio americano do GPS. Mas as datas cruciais aproximam-se e as famosas parcerias com investidores privados a não se estabelecerem, o projecto corre o risco de ser deixado morrer.

El Mundo | Un fin de semana en un barrio de chabolas en sudáfrica, una nueva forma de "turismo social" A estética do esgoto. O resort nas barracas. As férias de sonho, no ghetto. A hipocrisia levada ao extremo, por turistas afluentes em busca de sensações fortes de ecoturismo.

Guardian | Waste and the flesh run A mão invisível do mercado, no seu melhor: no Reino Unido, a exploração intensiva das vacas leiteiras deu origem a um novo desperdício industrial: bezerros cuja carne não é considerada de qualidade suficiente para consumo humano, e que por não terem qualquer utilidade para os criadores são eliminados à nascensa.

The New York Times | Top chef dreams crushed by student loan debt Mais uma vez, a mão invisível do mercado no seu melhor e na grande terra do mercado. As escolas de culinária privadas atraem jovens esperançados num glorioso futuro como bem pagos cozinheiros em estabelecimentos de cinco estrelas. Endividam-se até à medula, apostando num futuro radioso, e quando terminam o curso... espera-os um emprego a virar hamburgueres, que não paga o suficiente para conseguirem cobrir as prestações do empréstimo. Mirabolante? Em Portugal fala-se sériamente na formalização dos empréstimos aos estudantes, em alternativa ao ensino universitário universal.