terça-feira, 24 de abril de 2007

Leituras

BBC | India commercial rocket takes off O ultracompetitivo mercado de lançamento de satélites conta agora com mais um lançador - o Polar Satellite Launch Vehicle desenvolvido por cientistas indianos. Por enquanto, o engenho lançado da base de Sriharikota apenas pode colocar uma tonelada em órbita polar, mas futuras versões do foguetão deverão ser mais potentes. A India dá assim mais um passo para se estabelecer firmemente nos domínios da exploração espacial.

Guardian | One every 30 seconds Nos países ocidentais, os acidentes rodoviários são um problema minorado por iniciativas de educação, sistemas de segurança nos automóveis e policiamento eficaz. Nos países do terceiro mundo, onde as estruturas sociais são no mínímo desiquilibradas, onde as redes de estradas são quase inexistentes e onde a pobreza da população não lhes dá acesso a veículos novos e seguros, mas sim ao refugo dos mercados europeu e americano (África é o destino final de muitos veículos em fim de vida, que vão aguentar mais uns anos nas mãos de condutores africanos), os acidentes rodoviários são um verdadeiro problema de saúde pública.

The New York Times | Africa's crisis of democracy As recentes eleições na Nigéria, apelidadas de justas e democráticas apenas pelo governo nigeriano, com todas as organizações internacionais que monitorizaram as eleições a apontar erros e irregularidades, são mais um sintoma do mal estar em que vivem as democracias africanas, esmagadas pela pressão das oligarquias locais, pelos interesses económicos ocidentais que visam a exploração pura dos recursos naturais e pelas rivalidades étnicas.