segunda-feira, 9 de abril de 2007

Leituras

BBC | American space "nerd" blasts off Charles Simonyi, milionário e um dos crâneos por detrás do Word da Microsoft tornou-se o quinto turista espacial, com estadia na Estação Espacial Internacional e transporte via Soyuz TMA. As férias custam a módica quantia de 25 milhões de dólares, e ainda um fortíssimo treino acelarado para garantir que o turista aguenta os rigores do voo espacial.

Tivesse eu 25 milhões, e também por lá estaria...

Guardian | Scientists' stark warning on reality of warmer world Os riscos do aquecimento global são elevadíssimos, e tal foi reiterado pelo mais recente estudo do IPCC. As temperaturas mais elevadas aumentarão o risco de faltas de alimento e àgua potável, ameaçam a sobrevivência de inúmeras espécies animais e aumentam as probabilidades de extremos climatéricos, como secas profundas, vagas de calor, furacões e tempestades violentas. Como se costuma dizer, the writing is on the wall...

Human Computer Interaction in Science Fiction Movies Curioso estudo sobre a forma como são representados nos filmes de FC os interfaces que permitem ao homem comunicar com as máquinas - desde os mostradores mecânicos de Metropolis às salas holográficas do Star Trek, com muito ênfase no filme Minority Report, cuja grande virtude está no cuidado e acuidade científica com que tentou prever o futuro próximo.

RCM | PCP dá negativa à Saúde no Oeste Dirigentes da distrital oeste do Partido Comunista visitaram os serviços de saúde do concelho de Mafra e as conclusões não foram brilhantes. A falta de médicos é generalizada, com grande parte da população do concelho sem médico de família. A situação é particularmente grave na Venda do Pinheiro, que em quatro anos viu o número de médicos reduzidos de quatro para dois, enquanto a população residente cresce de forma explosiva. Tudo isto se passa num quadro de racionalizações ministeriais, que insiste que a cobertura médica deve ser reduzida... o que não deixa de parecer estranho, uma vez que em grande parte dos casos é quase inexistente. Aqueles que têm sistemas complementares de saúde, ou dinheiro para frequentarem clínicas privadas, não se sentirão prejudicados, mas aqueles que dependem do sistema nacional de saúde - as camadas mais necessitadas - vêem a qualidade degradar-se, sem terem qualquer alternativa.