sábado, 31 de março de 2007

Leituras

BBC | Japan mounts missile self defence Preocupado com as caqpacidades militares da Coreia do Norte, o governo japonês começou a instalar baterias de mísseis anti-míssil Patriot à volta de Tóquio. Uma das consequências menos observadas pelos media ocidentais é a reacção japonesa ao crescente poderio militar chinês e às capacidades nucleares norte-coreanas. O Japão rearma-se, investindo mais nas forças armadas de auto defesa, e começa já a pensar aquilo que no Japão é impensável - adquirir armas nucleares.

BBC | Solar boat makes atlantic crossing Talvez não substitua os grandes navios que flutuam no mar alto, mas a curto e a médio prazo pode ser uma alternativa aos inúmeros barcos de recreio e de pesca com os seus poluentes motores diesel. Uma equipe de cinco investigadores suíços atravessou o atlântico, simbólicamente utilizando a mesma rota que Cristovão Colombo, para demonstrar as capacidades de um barco movido a energia solar.

Guardian | A freeze on biofuels would be bordering on the luddite Terá George Monbiot, que citei aqui há dias, razão em desancar os biocombustíveis? Haverá alternativas, utilizando, por exemplo, fungos? A resposta não é simples, e é indicadora dos grandes desafios que nos esperam. O ambiente é um ecossistema altamente complexo, e não há soluções fáceis, tipo receita mágica, para resolver os problemas ambientais.

The New York Times | Video games conquer another world: retirees Papá, o avô não larga a minha consola! Sorrisos à parte, este artigo do Times aponta para o uso de videojogos pelo escalão demográfico da terceira idade como forma de manterem afinados os seus reflexos físicos e mentais. Estes velhos novos jogadores privilegiam aplicações de jogos tradicionais ou puzzles aos mais conhecidos jogos de estratégia, tiro neles ou RPG.