sexta-feira, 30 de março de 2007

Leituras

BBC | Russia, China aim for Red Planet A China anunciou recentemente um protocolo de cooperação corm a Rússia no espaço, que a curto prazo se vai traduzir numa missão conjunta a Marte. Uma pequena sonda chinesa fará parte da missão russa a Phobos, lua de Marte, com largada prevista para 2009.

Guardian | On the tide of culture shock Novamente a China, vista desta vez sobre outro prisma. A recente prosperidade chinesa está a permitir que muitos jovens chineses estudem no estrangeiro. Qual será o impacto dos valores ocidentais que absorveram durante as suas estadias no ocidente, e como é que isso vai transformar o país para onde irão regressar?

The New York Times | Intel plans faster chips that also save power A nova geração de chips aproxima-se a passos largos. Os processadores Penryn, que chegarão este ao mercado, e os processadores Nehalam, com chegada prevista para o próximo ano, prometem melhores performances sem acréscimo do consumo de energia. Os constantes avanços na tecnologia de impressão de chips - 45 nanometros e a diminuir - estão a permitir esticar a Lei de Moore para lá dos seus limites. Uma questão, no entanto, me atormenta. Penryn? Nehalam? Quem é que se lembra de nomes como estes?