quarta-feira, 28 de março de 2007

Leituras

BBC | Burma's new capital city unveiled A junta militar que governa a Birmânia - desculpem, Myanmar, digo eu na ponta da baioneta - está a construir uma nova capital de raiz, uma cidade-modelo torre de marfim no meio da floresta onde os generais se podem refugiar da pobreza do país que governam com punho de ferro. Se quiserem comparações, pensem na Birmânia como a Coreia do Norte semjuche nem armas nucleares, no meio da floresta tropical.

El Mundo | 'Lenin crucificado' y 'Cristo McDonalds' la arman en una exposición en Rusia Estranhamente, numa época cultural em que tudo é permitido e o mundo da arte banalizou o controverso e o revolucionário, ainda há notícias de obras que geram exclamações de horror - caso do Piss Christ de Andres Serrano ou desta exposição de arte russa que anda a chocar os ortodoxos. Podemos sempre contar com os religiosos para um escândalo artístico à moda antiga, agora que os políticos já não se atrevem a declarações do género entarte kunst...

Guardian | If we want to save the planet, we need a five-year freeze on biofuels Os combustíveis orgânicos como o etanol são um paradoxo ecológico. Por um lado, representam uma possibilidade de diminuir a dependência dos combustíveis fosséis e, consequentemente, a redução dos níveis de CO2 na atmosfera. Por outro lado, o uso da terra arável para cultivar as plantas utilizadas para a produção de biocombustíveis ameaça provocar crises alimentares, aumentar a desflorestação e a pressão sobre os habitats naturais. Como exemplo, temos os preços do milho cada vez mais elevados no mercado, que já este ano provocaram uma crise alimentar no México.

The New York Times | In the Lab: Robots That Slink and Squirm Biorobots? Novos materiais à base de silicone que reagem à aplicação de corrente eléctrica estão a dar origem a protótipos de robots com um comportamento quase animal. São os avanços da biomimética a surpreender os mais incautos.