segunda-feira, 19 de março de 2007

Leituras

BBC | Digital lock's rights and wrongs A internet e o formato mp3 vieram transformar radicalmente o negócio da venda de música. Escudando-se atrás da pirataria, as editoras atrasam deliberadamente o crescimento do mercado de música online vendendo ficheiros mp3 de qualidade duvidosa e bloqueados por software de gestão de direitos de autor altamente restritivo, em que o ficheiro comprado só é reproduzível num ou dois leitores devidamente autorizados, e não é possível qeuimá-lo para um cd para ouvir noutros suportes. Ao mesmo tempo vendem cds sem qualquer protecção e fácilmente convertíveis em mp3. Mesmo assim, há alternativas. As editoras independentes abraçaram a internet como um meio primordial para promover os seus artistas, e tentam fazê-lo indo encontro às vontades dos consumidores. Entre as experiências de comercialização online temos lojas que vendem mp3 sem quaisquer restrições, lojas que permitem o download gratuito em troca de espaço publicitário e sites que vendem mp3 com base no sucesso das canções - quanto maior for a procura, mais elevado o preço.

BBC | Vehicle warning system trialled Um projecto alemão pode vir a criar nas estradas uma rede informacional em que cada veículo emite dados sobre as condições da via, avisando os restantes veículos sobre possíveis perigos ou congestionamentos. O sistema, desenvolvido por um centro de pesquisas especializado em inteligência artificial com o apoio de vários construtores automóveis, é análogo a uma aplicação P2P.

SIC | Previsão de marés vivas mais fortes As condições do mar nestes próximos dias serão muito violentas, com as previsíveis consequências para uma orla costeira portuguesa especialmente susceptível aos efietos da erosão, graças a um conjunto explosivo de factores que incluem má gestão das zonas costeiras e a subida do nível médio das àguas graças ao aquecimento global. Será que o quebra-mar quebrado aqui da Ericeira ficará ainda mais danificado? Já há notícias de que os arranjos estarão finalmente para breve.

The New York Times | Look at me, world! Self-portraits morph into internet movies Aqueles que viram o fabuloso filme de Wayne wang com argumento de Paul Auster, Blue Smoke, recordam-se certamente do hábito diário que Augie, o personagem principal, tinha de todos os dias há mesma hora fotografar a rua onde se situava a tabacaria onde trabalhava. As máquinas digitais transformaram-nos todos em potenciais fotógrafos. Vivemos rodeados por lentes, quer no telemóvel, quer no computador, quer até na máquina fotográfica, e o impulso da fotografia, liberto dos constrangimentos da revelação dos rolos, é imediato. Um projecto pessoal de um fotógrafo ganhou fama e imitações pela vasta internet - durante seis anos, fotografou o seu auto-retrato, diáriamente. Depois, montou um video e largou-o nesse repositóro de efemera humana que é o You Tube. Sucesso instantâneo, a pedir reflexões sobre a nova estética da fotografia digital.