terça-feira, 6 de março de 2007

Leituras

BBC | The new age of supermaterials A promessa foi feita nos anos oitenta: os comboio seriam todos de levitação magnética, os computadores super-potentes e a energia ultra-eficiente. Os materiais mágicos que permitiriam estes avanços são os super-condutores, materiais que não colocam qualquer entrave à passagem de correntes eléctricas. O único problema é que os super-condutores só funcionam a temperaturas muito próximas do zero absoluto. Vinte anos depois, os super-condutores que funcionam à temperatura ambiente ainda são um sonho no horizonte.

El Mundo | La colonización espacial es el próximo paso lógico de la evolución humana Entrevista a Arthur C. Clarke, sempre o eterno tecno-optimista, apesar dos seus noventa anos.

Guardian | Beijing sparks arms race fears As forças armadas chinesas estão a iniciar um plano de modernização finaciado pela rápida expansão da economia. Essa modernização assusta o Japão e a Coreia do Sul, que reforçam as suas forças, e incomoda Washington, apesar das verbas gastas por Pequim serem uma fracção do orçamento normal do Pentágono.

The New York Times | Oil innovations pump new life into old wells A aplicação de novas técnicas está a permitir às petrolíferas aproveitar mais eficientemente os poços de petróleo, extraindo petróleo de poços considerados esgotados. Estes processos são caros, mas amplamente compensados pelos altos preços do petróleo nos mercados. Luta-se e adia-se assim o esgotamento deste recurso natural. Uma boa notícia? Não, se nos recordarmos que a queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo é um dos principais factores por detrás das imparáveis emissões de CO2, factor determinante no aquecimento global.