segunda-feira, 5 de março de 2007

Leituras

BBC | The rise of technology addiction Será a tecnologia portátil benéfica, ou a prevalência de telemóveis, pda's e computadores portáteis que nos permitem estar ligados em qualquer local a qualquer hora um vício prejudicial?

Guardian | The fat-cat jukebox Nas guerras pelos direitos de autor, ouvimos muitas vezes representantes da indústria discográfica lamentarem-se que a pirataria e os donwloads ilegais os estão a levar à bancarrota e que os downloads afecatm directamente os músicos. A verdade é um pouco diferente - a indústria musical tem um modelo de negócio muito próprio. Mais de ciquenta por cento de cada cd ou música vendida online é lucro directo das editoras. O resto do bolo é dividido entre os outros intervenientes no processo - as lojas, o sistema bancário de pagamentos e os músicos, que recebem a menor parte do bolo dos lucros do seu trabalho. Do pouco que recebem, a editora ainda desconta aos músicos um abatimento para as despesas em que a editora incorreu para promover os albuns. Assim é fácil lucrar milhões.

Guardian | Found in India: the last king of France Um curioso fait-divers: um pacato cidadão indiano de apelido Bourbon é o herdeiro mais directo ao trono francês. É descendente de um sobrinho do rei Henrique IV, que embarcou para a Índia e por lá se ficou, após inúmeras aventuras, a servir os reis mongóis indianos

Guardian | Warning over shipping emissions Os automóveis e os aviões são considerados as ovelhas negras da poluição com a emissão de gases nocivos ao ambiente (sem esquecer os mal cheirosos gases emanados do interior dos intestinos das vacas). Mas as emissões de CO2 provenientes dos navios são correntemente o dobro das da aviação, e com tendência a subir neste ambiente económico que depende da navegação comercial para ligar produtores e mercados cada vez mais distantes.

Eric's Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Idea O blog de um ilustrador que se dedica a recriar os personagens da Guerra nas Estrelas em cenários Steampunk (dedicado ao silencioso Turmentus).