sábado, 3 de março de 2007

Leituras

BBC | Eclipse set to be the best in years Hoje não se esqueçam - por volta das oito da noite, vai ocorrer um eclipse total da Lua, em que a sombra do nosso planeta ocultará a Lua. Está prometido um espectáculo celestial avassalador - iniciar-se-à por volta das 20:18 gmt e terá o seu ponto mais alto entre as 22:44 gmt e as 23:58 gmt, em que a Lua estará em penumbra total, em que só a luz solar que é filtrada pela atmosfera terrestre iluminará a Lua, conferindo-lhe um aspecto avermellhado. (GMT é o tempo médio de Greenwich.)

El Mundo | Wagner, genio y... ¿travesti en la intimidad? Uma carta inédita do famoso compositor do Anel dos Nibelungos e da inesquecível ària da Cavalgada das Valquírias revela que Wagner poderia ter tido um gosto muito acentuado em vestido femininos. A carta descreve um vestido que Wagner estaria a encomendar para a sua mulher com tantos pormenores que a hipótese do vestido se destinar a ser vestido pelo próprio Wagner não é de descartar.

Guardian | Liechtenstein: no retaliation for Swiss invasion A Suíça, país hegemónico e militarista que deseja anexar os países vizinhos? O Liechtenstein, esmagado pelas botas cardadas dos bárbaros soldados helvéticos? Nem por isso, antes um humilhante incidente em que 140 soldados suíços em exercícios militares se perderam e sem dar por isso atravasseram a fronteira com o Liechtenstein, pequeno principado independente entre a Suíça e a Aústria. Os soldados dificilmente representariam uma ameaça, pois embora estivesse armados as suas armas não estavam municiadas. O governo de Vaduz aceitou o pedido de desculpas do governo suíço, não dando grande importância ao incidente. Este caso faz recordar um incidente semelhante com fuzileiros britânicos em Gibraltar, que num exercício desembarcaram acidentalmente numa praia espanhola perante os olhares de pescadores estupefactos e o gáudio de turistas que filmaram os atarantados soldados britânicos a desembarcar ao melhor estilo dia D, olhar em volta e retirar apressadamente aos barcos insufláveis, humilhados pelo engano.

É sábado, final de uma semana de trabalho intenso. Nem só de catástrofes e análises contundentes é feito o mundo. São os fait-divers que nos animam.