segunda-feira, 26 de março de 2007

Boa acção

Senti-me mesmo muito bem esta manhã quando parei na portagem da A21 e paguei os cinquenta e cinco cêntimos cobrados pelos parcos seis quilómetros de percurso entre Mafra e a Malveira. Senti-me bem, senti que fiz a minha boa acção do dia. Contribuí para um pouco mais de bem estar, ajudando ao magro salário do gestor da empresa pública que detém a concessão da A21. No fim de contas, nestes tempos em que vivemos em que ser funcionário público é o mesmo que ser considerado inimigo da nação, é sempre bom saber que há quem ganhe salários que pagariam o salário a sete ou oito quadros médios da função pública - daqueles que estão a ser eliminados dos ministérios em nome da eficiência financeira. E é muito melhor saber que este não é caso isolado, que este se repete, em perfeita normalidade, por todo o país. É este o país que temos, é este, no fundo, o país que queremos. Um país onde os seus cidadãos gostam de andar debiaxo das cangas. Elegem ditadores como heróis nacionais e assistem complacentes ao sorver de dinheiros públicos para os bolsos de alguns.

Má sorte minha ter nascido português. Pior sorte pensar em que poderia contribuir para um portugal melhor, para um país mais moderno e inteligente. Os meus concidadãos gostam é de jugos.