quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Leituras

When Sysadmins Ruled the Earth O apocalipse não sobrevive aos esforços combinados dos administradores de sistemas que aguentam o planeta após um devastador ataque terrorista. Conto fascinante e divertido de Cory Doctorow.

BBC | Mars rovers are taught new tricks Os robots Spirit e Oportunity, a explorar a superfície marciana, vão receber um upgrade ao seu software que lhe vai permitir explorar de forma mais autónoma. Mas o verdadeiramente surpreendente não está aqui, está na
resistência das máquinas, previstas para seis meses de exploração mas que há mais de quatro anos resistem na superfície marciana.

Guardian | Betrayal of the Big Easy Arrasada pelo furacão Katrina, Nova Orleães emerge como um campo de batalha económico. A reconstrução da cidade, nas mãos do financiamento privado, está a afastar os cidadãos mais pobres. Os bairros pobres continuam em ruínas, enquanto os investimentos destinados a clientelas afluentes renovam, e limpam, a face da cidade. Limpam tudo, desde as ruínas do furacão às visões socialmente indesejáveis.

The New York Times | Power-sipping bulbs get backing from Wal-Mart A poupança energética começa agora a ser considerada uma medida de poupança económica neste mundo ameaçado pela poluição, pela superexploarção dos recursos e pelo aquecimento ambiental. O sinal veio da Wal-Mart, uma corporação gigante de hiper-mercados norte-americana conhecida pelas suas tácticas económicas agressivas e políticas laborais restritivas. A Wal-Mart decidiu obrigar todos os seus clientes a comprar lâmpadas energéticamente eficientes em vez das tradicionais lâmpadas de filamento. O método é simples: baixa os preços, com o acordo reticente dos fabricantes (que ou baixam o preço ou perdem as encomendas gigantescas da cadeia), promove o produto com campanhas publicitárias e destacando as lâmpadas económicas com melhor arrumação nas prateleiras. O objectivo é de a curto prazo chegar a cem milhões de lares, o que permitirá uma poupança apreciável no consumo de energia e nas emissões de CO2. A Wal-Mart não é precisamente conhecida pelas suas boas práticas ambientais, mas não deixa de ser assinalável que a destruição ambiental pode gerar negócios rentáveis...