domingo, 24 de dezembro de 2006

Leituras

BBC | Europe's biggest dinosaur found Turiassaurus, um bicho difícil de ocultar. Fósseis descobertos em Espanha revelaram os restos daquele que, com um comprimento estimado entre os trinta e os trinta e sete metros, é o maior dinossauro descoberto na Europa.

BBC | Mobiles still ringing in new year Nos anos oitenta, as empresas da indústria dos telemóveis projectavam que no ano 2000 haveria um mercado mundial de cerca de 900.000 possíveis utilizadores. O engano está patenta na estatística que aponta que no final deste ano existem 2,7 mil milhões de utilizadores de telemóveis no planeta, número a crescer exponencialmente. 900.000 é o número de telemóveis vendidos a cada dezanove horas. Será que poderemos classificar o alastrar dos telemóveis como uma epidemia?

Guardian | Fanning the flames Em fevereiro de 1945 um milhar de bombardeiros das forças combinadas do Bomber Command britânico e da 8th Air Force norte-americana arrasaram Dresden num momento que ficou para a história como um dos maiores massacres de civis alemães na II guerra. Dresden foi arrasada à força de bombas incendiárias, e ardeu durante dias. Após o rescaldo, pouco restava da cidade para além das suas ruínas e dos 35.000 cadáveres dos seus habitantes. Dresden foi um inferno, com descrições aterradoras das condições em que encontraram os cadáveres - massas humanas que sucumbiram à pressão, ao calor e à falta de oxigénio nos abrigos anti-aéreos. O destino de Dresden foi igual ao de muitas cidades europeias no período negro entre 1939 e 1945, mas sempre se destacou por ter sido um bombardeamento aliado a uma cidade que já não cumpria qualquer objectivo estratégico e militar onde foi utilizada força excessiva. Uns justificam o bombardeamento como vingança pelos recém-descobertos horrores do holocausto, outros sublinham o potencial militar dos caminhos de ferro que entroncavam em Dresden, outros ainda apontam para o bombardeamento de cidades britânicas como justificação para as ordens dadas aos bombardeiros que largaram a sua avalanche mortífera sobre a cidade.

Guardian | Somalia on the brink of war as clashes escalate A guerra civil entre o governo somali abrigado em Baidoa e as milícias islamistas sediadas em Mogadishu está a escalar, com notícias de tanques e helicópteros etíopes envolvidos em combates pesados.