segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Leituras

Guardian | How can anybody justify a wedding Ou, pondo melhor a questão, como ser ambientalista ferrenho num mundo em que os comportamentos dos nossos amigos e vizinhos, dos pais dos amigos dos filhos ou das pessoas da comunidade em que se vive são ameaças ao ambiente? Mais um numa divertida (e excelente) série de crónicas sobre as divergências sociais entre ambientalistas e meros consumidores, que no fundo também são boas pessoas.

The New York Times | What's wrong with a child? Perante comportamentos menos normais das crianças, pais e professores não hesitam em pedir ajuda aos psicólogos. O resultado: verdadeiras epidemias de diagnósticos contraditórios de doenças mentais graves. O que se passará? Existirão assim tantas crianças a sofrer de depressão profunda, déficit de atenção-concentração e doença bipolar? Estaremos apenas a ser mais atentos a problemas reais? Estaremos a exagerar, classificando os comportamentos malandros normais em qualquer criança de patologias? E o bom senso, onde está?

The Times | Bag ban to save island from death by plastic As autoridades de Zanzibar, alarmadas com as consequências ambientais dos ubíquos sacos de plástico, decidiram proíbi-los por completo no seu território. Nota aos futuros arqueólogos: longos séculos após o desaparecimento da nossa civilização, os ubíquos sacos de plástico sobreviverão como testemunho das nossas façanhas. Os egícios são recordados pelas pirâmides; os gregos pela arte e pela filosofia; os romanos pelo seu império e pelo código legal. O futuro irá recordar a nossa civilização pelos sacos de plástico.