quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Leituras

Diário Digital | Estudo: Raça humana terá duas sub-espécies: goblins e belos O evolucionista Richard Curry reinventou o mito dos Eloi e dos Morlocks de H. G. Wells com um toque menos social e mais genético, ao prever uma humanidade futura clivada pelo fosso dos genes. A ideia, que me parece ser uma tentativa mal amanhada de fazer ficção científica, anda a revoltar consciências. A mim o que me irrita é a ignorância de quem não sabe ir às fontes e compara as ideias às "mitologias" do senhor dos aneis. Quanto a teorias neo-científicas um pouco estapafúrdias, ainda se lembram das curvas de sino aplicadas às etnias africanas no infame The Bell Curve?

(Um agradecimento ao Manuel por me recordar o que já havia esquecido neste dilúvio de leituras.)

Warning Signs for Tomorrow Onde fui descaradamente roubar o aviso de perigos cognitivos que passa a assinalar este blog.

Guardian | Do you want to lead or be dragged along in Europe Durão Barroso, nosso amado ex-primeiro ministro e afável presidente da comissão europeia, tenta convencer os sempre recalcitrantes ingleses da importância da U.E. num mundo globalizado e dividido em grandes blocos onde só a união traz a necessária força de mercados.

The Times | We burnt their homes and killed all the men, women and children Arrepiannte relato das façanhas de um elemento das milícias Janjaweed no muito castigado sul do sudão.

Anablog | Sting Gets His Steeleye Span On Sting descobriu a pólvora, aliás, descobriu as canções de John Dowland, compositor inglês do século XVI. Ou XVII. Corrigam-me se estiver errado. A voz de Sting é óptima, mas infelizmente não se adequa muito a registos líricos. Sting a cantar canções do século XVI soa um pouco como as minhas fabulosas interpretações do Nessun Dorma no chuveiro - que já levaram a minha namorada a ameaçar deixar-me se eu não me calar com a barulheira. Enfim, apesar das críticas, Sting está de parabéns. Certamente que os ouvintes habituais de música pop descobrirão algo de novo. Já que esão no Anablog, ouçam as bandas sonoras dos filmes de James Bond. Sempre se recorda que a música clássica, hoje tida como erudita e inacessível, foi a pop de outros tempos.