quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Leituras

Guardian | Don't blame spellcheckers Os computadores e a internet são o pior pesadelo que atingiu a humanidade. Graças à net, tudo está em decadência. A pedofilia espalha-se como praga, os crimes informáticos afectam o saldo bancário do mais comuns indivíduos e a literacia desaparece. Estarão as coisas assim tão mal, ou é só um reflexo dos nossos alarmismos, que toma um pormenor pelo todo? Se abundam histórias sobre os malefícios da net, estas não passam de raras ocorrências, que se destacam precisamente pela sua raridade. No entanto, adoramos olhar para o que é irrelevante e transformá-lo num todo ameaçador. Faz parte do espírito humano, que não evolui tão depressa como a tecnologia.

BBC | Ozone hole stable, say scientists Finalmente, uma boa notícia: as medidas para impedir a libertação de CFCs na atmosfera parecem estar a dar frutos. Pela primeira vez, as observações científicas não registaram um crescimento no buraco do ozono, e prevê-se cautelosamente que o buraco talvez se regenere dentro de sessenta anos. Boas notícias, que mostram que ainda é possível salvar o nosso planeta, se houver vontade e união.

Time | The vendor benders A humilde máquina de venda automática está a transformar-se, graças ao poder da internet. Em teste estão novas máquinas capazes de vender produtos tão essenciais como toques de telemóvel ou imagens junto com latas de bebidas, e a vodafone introduziu no reino unido máquinas de venda automática de telemóveis. Os economistas começam a salivar - tudo o que for possível vender através de máquinas automáticas permite cortar nos custos de pessoal e aumentar lucros.