terça-feira, 15 de agosto de 2006

Leituras

BBC | Experts meet to decide Pluto fate O destino de Plutão está nas mãos dos astrónomos, que se reúnem esta semana em Praga para, finalmente, decidirem de uma vez por todas o que é que define um planeta. Independentemente dos resultados, o que sairá deste congresso obrigará a uma reavaliação das enciclopédias e livros sobre astronomia. Se Plutão continuar a ser considerado planeta, então outros corpos celestes do sistema solar, até agora considerados planetóides ou asteróides, terão por mérito de ser considerados planetas. Se o contrário acontecer, encerra-se o debate gerado desde a descoberta de Lowell em 1930.

Guardian | Plenty more like Pluto Estamos habituados a pensar no sistema solar como um aglomerado de nove planetas e mais uns rochedos, mas isso não reflecte a realidade, é apenas uma questão de classificação. Algumas das luas de Júpiter são maiores do que Plutão, o controverso nono planeta.

Futurismic | Exit Without Saving A biotecnologia tem destas coisas. Ruth Nestvold imagina um futuro em que o corpo possa ser mais um objecto que se troca, uma vestimenta temporária para a mente.