Wall Street Journal | Does Iran have something in store? 22 de agosto é um dia importante para os muçulmanos - comemora-se o dia em que Maomé voou num cavalo alado até à mesquita mais longínqua (Jerusalém) e depois até aos céus. Essa é também a data em que o inefável presidente iraniano escolheu para anunciar ao mundo a decisão iraniana sobre o seu programa nuclear. Nesta época de contornos apocalípticos, em que fanáticos religiosos parecem controlar os destinos do mundo - lembrem-se dos fundamentalistas islâmicos por detrás do terrorismo internacional, e lembrem-se também dos fundamentalistas cristãos que estão a controlar um presidente americano que se acredita iluminado por deus, não é de todo inconcebido que essa data seja escolhida para mergulhar o médio oriente nalgum apocalipse nuclear, com Jerusalém a desaparecer debaixo de um cogumelo atómico de origem iraniana, com toda as consequências que isso trará. É uma ideia descabida, mas não de todo inconcebível. As forças do obscurantismo estão em lugares de poder, e a sua agenda obedece às vontades dos seus deuses sanguinolentos.
BBC | Young drive "radical media shift" Habituados às novas tecnologias, os jovens de hoje adoptam-nas de formas inesperadas. A tónica de consumo de media está agora nos media online, em detrimento dos media tradicionais como a imprensa e a televisão. O que me assusta nestas novas tendências é que a ideia de cultura se está a perder. Os jovens são definidos como consumidores de conteúdos e formatos. Livros, filmes, jornais, programas televisivos são definidos de forma formulaica e estanque, desenhados para atingir nichos de mercado pré-definidos. Será este o próximo nível de evolução da nossa cultura, que passou do elitismo à democratização e agora parece estar a dirigir-se para a fragmentação?
BBC | Volcanic eruptions score melodies Uma das fascinantes ideias astronómicas dos primórdios da era científica é a música das esferas. Cada um dos sete astros tinha a sua nota musical e o seu movimento pelos seus produzia a sinfonia dos mistérios do universo. Foi o que me passou pela cabeça ao ler a notícia sobre a transformação das vibrações sísmicas dos vulcões em sinfonias, num projecto destinado a encontrar formas de tentar prevenir sismos fatídicos.
The Times | Go-ahead for dam that will drown history No Kurdistão turco prepara-se a construção de uma enorme e polémica barragem que poderá desestabilizar a região, ao cortar as águas do Eufrates à Síria e ao Iraque. Como se isto não bastasse, a barragem impedirá o regresso dos curdos às terras de onde foram expulsos pelo exército turco nos anos 90, e ainda submergirá vestígios arqueológicos únicos.